por Adriane Schultz

Você alguma vez já se deparou em plena noite de domingo assistindo ao programa Pânico na TV? Produzido pela Rede TV e no ar desde 2003, a atração conta com humoristas como Emílio Surita, Bola, Sabrina Sato, Vesgo, Carioca e Ceará.  O objetivo é o de causar polêmica, satirizando personalidades conhecidas e provocando o riso do público. Apesar de se mostrar como inovadora e engraçada, há quem diga que a atração se tornou repetitiva. Entretanto, não dá para negar que todas as brincadeiras criadas pelos membros do Pânico na TV estão contaminando o público e fazendo parte do vocabulário de crianças, jovens e adultos. O cumprimento incorporou a mania do “Peitinho” e as crises de Amy Winehouse do Pânico, de tão escandalosas, rendem audiência.

essa

O quadro de Amy, por exemplo, mostra um humorista caracterizado como a cantora que corre, grita, invade e destrói objetos em lojas assustando e simulando brigas. O quadro se baseia em histórias do dia-a-dia de Amy, como as aulas de auto-escola ou visitas a lugares como parques. Outro quadro, Pergunta pra Maísa, traz Malisa, paródia da menina Maísa Silva, em interpretações em forma de sátiras e imitações de famosos.

Entre os quadros da temporada atual, há também “Vesgo e Silvio”, “O Impostor”, “Meda”, “Momento Amy Winehouse” e “”Pânico Delivery”. O quadro “Sandálias da Humildade” fez um grande sucesso, mas ele já não faz parte da programação do Pânico 2009. Os homens podem se deslumbrar com as panicats e até mesmo alguns bordões como “Ai que meda!” “Nossaah!”, “Vou ou não vou?!”, “Ronaldo!” “Para tudo e chama a Nasa!”, “Claro que sim, claro que não” e “Peitinho” que fazem muito sucesso entre o público.

Amytoon2

 

Grande sucesso da rádio Jovem Pan FM, o programa usa uma grande dose de sarcasmo para fazer críticas às celebridades, além de usar o corpo feminino para aumentar audiência. A atração aumentou, por exemplo, a exposição do corpo das mulheres, entre elas a apresentadora Sabrina Sato, ex-BBB e ex-capa da Playboy.

silvio

 

Em 2005, os humoristas foram parar na polícia devido a perseguição pela atriz Carolina Dieckman para que ela calçasse as sandálias da humildade. Em 2006, o “Pânico” passou das 18h para as 20h depois de ter sua classificação indicativa modificada de livre para imprópria para menores de 12 anos. Novamente, em maio desse ano, o Ministério da Justiça mudou a classificação indicativa do programa, que agora é considerado impróprio para menores de 14 anos. Com isso, a RedeTV! não pode exibir o programa antes das 21h.

 O programa que segue tirando audiência da Rede Globo teve como recorde de audiencia 11 pontos de média e share de 15,9% com pico de 16,1 às 22h28, em abril desse ano. Os pontos fortes da edição foram Christian Pior e Robaldo Esperman na festa do BBB 9 e Sabrina Sato entrevistando a banda Kiss, que fez show em São Paulo.

Ceara-Maisinha-333-211008

E para você, qual é a influência do programa em relação às diferentes classes etárias de telespectadores?